Governo do AM capacita mais de 250 motoristas do transporte coletivo em Manaus

Os motoristas atuam nos modais Alternativo e Executivo da capital

Motoristas do transporte coletivo recebem curso de capacitação. – Foto: Bruno Zanardo/Secom

Nessa quarta-feira (20/10), mais de 250 motoristas do transporte coletivo, dos modais Alternativo e Executivo de Manaus, iniciaram um curso de capacitação no auditório do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) para aperfeiçoamento do trabalho.

Os participantes foram divididos em duas turmas de 128 condutores, entre permissionários e auxiliares, e as aulas seguirão até o dia 4 de novembro nos turnos matutino e noturno. Os requisitos para participar do curso incluem ser maior de 21 anos; estar habilitado, no mínimo na categoria D; e não ter restrições com o direito de dirigir.

A carga horária do curso é de 50 horas para aulas teóricas e cinco horas práticas. Em novembro, mais dois grupos somando 130 trabalhadores passarão pela qualificação, totalizando 258 condutores aperfeiçoados em 2021. Em 2022, a previsão é contemplar outros 258 profissionais.

Entre os assuntos ensinados na capacitação estão legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente, convívio social e relacionamento pessoal – e todos serão divididos em quatro módulos.

A subgerente do setor de cursos do Detran-AM, Fátima Reis, falou sobre a certificação do curso e o empenho dos participantes.

“O maior objetivo é formá-los, porque nem sempre a habilitação dá esse conhecimento maior e mais amplo. A própria resolução nº 789/2020 já contempla esses cursos para condutores. Eles já são profissionais por conta da própria habilitação, categoria D, porém a partir de um curso que vai qualificar, onde vão trocar experiências, faremos condutores melhores”, disse Fátima.

O presidente da OCB, José Merched, afirmou que a reciclagem coordenada de forma conjunta pelo Governo do Estado, OCB e Prefeitura de Manaus, é uma oportunidade para motoristas que atuam no transporte coletivo de Manaus.

“Eu avalio como uma necessidade. Nós temos um trânsito muito complicado e precisamos então reciclar os motoristas de transporte coletivo através dessas aulas, desses treinamentos. Isso é um esforço conjunto do Governo do Estado, das cooperativas do estado do Amazonas e da Prefeitura de Manaus”, destacou.

Um dos alunos que participa do curso, Rodrigo Câmara, de 38 anos, é motorista de um micro-ônibus do modal alternativo. Ele destacou os benefícios que o treinamento agregará à sua atividade.

“Como sou motorista auxiliar, nós vamos ter o certificado do curso, e isso poderá me ajudar a participar do processo licitatório, fora as relações interpessoais. É uma forma também de ficar mais atualizado. Vim aqui para aprender e quem não puder vir aqui, vamos passar o conhecimento para os colegas da categoria do Alternativo”, disse o motorista.

O projeto é do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *