ID.5: conheça o primeiro SUV-cupê elétrico da Volkswagen

ID.5 e ID.5 GTX integram a linha de carros elétricos da Volkswagen

ID.5 GTX combina dois motores elétricos, com potência máxima de 299 cv. – Foto: Divulgação/Volkswagen

O Volkswagen ID.5 foi apresentado mundialmente nessa quarta-feira (3) em Wolfsburg, na Alemanha. O primeiro SUV-cupê integra a linha de carros elétricos da montadora e já vem acompanhado de uma versão esportiva, o ID.5 GTX. Segundo a Volkswagen, os novos modelos serão oferecidos em versões com tração dianteira ou integral.

O ID.5 Pro será movido por um motor elétrico na parte traseira, com uma potência de 174 cv e 31,5 kgfm. Já o Pro Performance entrega 204 cv e o mesmo torque.

A versão ID.5 GTX, oferecido com tração integral, combina dois motores elétricos: um no eixo traseiro e outro no dianteiro. Juntos, dão uma potência máxima de 299 cv, capazes de acelerar o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, e alcançando uma velocidade máxima de 180 km/h.

Segundo a Volkswagen, a autonomia do ID.5 e do ID.5 GTX pode alcançar até 520 quilômetros. A montadora revelou, ainda, que todos os motores utilizam uma bateria de longa duração, que pode armazenar 77 kWh de energia.

O porta-malas dos novos modelos tem capacidade para 549 litros.

Porta-malas do ID.5 é amplo e tem capacidade para 549 litros. – Foto: Divulgação/Volkswagen

CARREGAMENTO DO ID.5

Os modelos ID.5 podem trabalhar com potência de até 11 kW em um ponto de carga com corrente alternada ou em uma estação de carga doméstica. O ID. Charger, a estação de carga doméstica da Volkswagen, oferece novas funções junto ao sistema de gerenciamento de energia doméstica (HEMS).

De acordo com a marca, ele funciona com carregamento em horários de baixo custo ou com energia solar, se houver uma instalação fotovoltaica. E o plano da montadora para o futuro é de que o carregamento seja feito através da carga bidirecional, que seria o retorno da eletricidade da bateria para alimentar a rede doméstica.

ID.5 GTX pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos. – Foto: Divulgação/Volkswagen

TECNOLOGIA

O ID.5 e o ID.5 GTX são sinônimos de alta tecnologia. Um dos atrativos dos novos modelos é o sistema de “boas-vindas” ao motorista. A chegada do condutor é acionada a partir da chave, logo os faróis dianteiros e traseiros se acendem, enquanto retrovisores externos projetam a “impressão digital” da família ID. no chão.

A central multimídia tem 12 polegadas e tem compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, além de controles por voz e atualizações Over-the-Air, ou seja, remotamente, sem a necessidade de comparecer a uma concessionária.

Outra novidade é o recurso ID. Light. Ao ser acionado, ele pode sinalizar se o veículo está pronto para partir, em que direção é possível de acordo com a navegação, se a bateria está sendo carregada no momento e até em situações de perigo, como uma frenagem inesperada no trânsito.

Central multimídia do ID.5 é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. – Foto: Divulgação/Volkswagen

PREÇO DO ID.5 E ID.5 GTX

A Volkswagen ainda não divulgou os valores dos novos modelos da família ID., nem a data prevista em que devem chegar ao Brasil. Já na Europa, tanto o ID.5 quanto o ID.5 GTX devem chegar no ano que vem.

LEIA TAMBÉM: Novo Range Rover: SUV de luxo chega ao Brasil em 2022

*Com informações da Volkswagen

Related Posts

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *