Zona Norte de Manaus recebe ação da prefeitura para segurança no trânsito

Ação na zona Norte pretende reduzir acidentes no período natalino e promover fluidez ao trânsito

Agentes do IMMU auxiliaram a travessia de pedestres e orientaram motoristas na zona Norte. – Foto: Divulgação/IMMU

Nessa segunda-feira, 22/11, motoristas e pedestres da avenida Francisco Queiroz, no conjunto Manôa, na zona Norte, receberam fiscalização e orientação da Prefeitura de Manaus. A ação, promovida pelos agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), tem o objetivo de enfatizar que a harmonia no trânsito deve ser compartilhada, para reduzir acidentes, principalmente no período natalino, quando as vias ficam mais movimentadas.

Os agentes auxiliaram na travessia dos pedestres e orientaram os motoristas, para que respeitem os cidadãos no momento da passagem. Para os pedestres idosos, o IMMU alertou que não devem andar sozinhos nas vias.

De acordo com o chefe de fiscalização do IMMU na zona Norte, Christian Naranjo, a orientação serve tanto para a prevenção de acidentes quanto para garantir melhor fluidez no trânsito.

“Nossa orientação aos munícipes é que procurem apenas atravessar em locais onde existam faixas de pedestres. Esse trabalho vai se estender diariamente nesse período do ano. Essa avenida tem muitos centros comerciais e precisamos trabalhar prevenção e segurança viária”, disse Christian.

O trabalho de fiscalização ainda se estendeu aos principais corredores viários da zona Norte, principalmente nas áreas bancárias, onde a concentração de pessoas e veículos é maior.

NÚMEROS

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em números reais, os acidentes de trânsito no Amazonas, nos nove primeiros meses de 2021, somaram 8.860. Em 2020, no mesmo período, o total foi de 10.544.

Na divisão dos acidentes por tipo, os números na comparação entre 2020 e 2021 no estado são os seguintes:

• Danos materiais: 6.779 (2020) x 5.514 (2021)

• Vítimas lesionadas: 3.539 (2020) x 3.093 (2021)

• Vítimas fatais: 226 (2020) x 253 (2021)

Em relação aos acidentes fatais, apesar da elevação registrada neste ano, destaca-se uma redução de 31% na análise dos últimos dois meses (agosto e setembro) deste ano.

De janeiro a setembro deste ano, foram 81 mortes nas vias do interior do Amazonas, contra 57 no mesmo período do ano passado. Em Manaus, esse crescimento foi menor: foram 172 vítimas fatais neste ano contra 169 em 2020.

  • Agosto e setembro

A queda nos números de acidentes no Amazonas entre os meses de agosto e setembro foi bem acentuada, chegando a 29,9%. Todos os três índices que compõem o indicador acidente de trânsito sofreram redução.

Entre agosto e setembro, as mortes no trânsito no estado caíram de 29 para 20 ocorrências (-31%). Já os acidentes com danos materiais saíram de 149 para 44 (-70,4%) e os acidentes com vítimas lesionadas reduziram de 213 para 210 (-1,4%).

LEIA TAMBÉM: Programa ‘Detran Cidadão’: saiba como participar

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *