Lavagem a vapor vale a pena?

Existem vários tipos de lavagem automotiva: água e sabão, a seco, e a vapor. Essa útlima vem ganhando espaço no país, principalmente pelo apelo ecológico, de saúde e proteção do veículo.

Lavagens tradicionais utilizam mais de 350 litros de água por veículo, já a vapor usa menos de 15 litros. Isso porque o vapor é produzido pela água quente e em alta pressão para remover sujeiras e manchas. Dessa forma, não é necessário esfregar em excesso e muito menos utilizar produtos químicos, que costumam ser abrasivos. Por isso, esse tipo de lavagem preserva a pintura.

Em comparação a outras lavagens, como as que usam rolo ou mangueira, o uso do vapor não traz nenhum prejuízo a pintura. Já a lavagem de alta pressão por exemplo, pode causar pequenos riscos na lataria. As limpezas tradicionais feitas com mangueira também podem causar pequenos riscos na pintura se não forem realizadas de maneira adequada.

Além disso, a lavagem de vapor automotiva é mais eficaz do que limpar o carro com lavadoras de alta pressão, já que realiza o serviço com a temperatura do vapor elevada e não causa arranhões.

Entre as vantagens da lavagem a vapor, estão a limpeza das áreas mais difíceis, como as partes do interior do veículo, cantos de porta e entrada do tanque.

Sem contar que a limpeza, assim como a lavagem a seco, gasta menos água do que a lavagem comum.

A limpeza a vapor também não agride a superfície do automóvel, já que não existe uma reação química de produtos.

Por isso, a água em forma de vapor age diretamente na sujeira. Isso faz com que ela seja removida facilmente.

O tempo de secagem da higienização interna é muito menor do que quando feita com extratora

Tempo de secagem

Uma preocupação das pessoas sobre a limpeza de carros é com relação ao tempo de secagem. Com a lavagem a vapor, o estofado é apenas umedecido. Dessa forma, a secagem se torna mais rápida.

Quais os benefícios da limpeza a vapor?

Além de facilitar a remoção de sujeiras mais densas, a limpeza utilizando o vapor é:

  • ecologicamente correta, pois não precisa de químicos e tem baixo consumo de água;
  • higiênica, pois a temperatura elevada contribui para eliminar os micro-organismos;
  • exige pouco esforço, pois a ação mecânica é eliminada ou reduzida no processo de limpeza;
  • econômica, pois é necessário apenas uma pessoa para operar a máquina, diminuindo o custo com mão de obra especializada;
  • ágil, pois é uma limpeza rápida de ser realizada.

Vírus e bactérias

Diferentemente da lavagem comum, a higienização feita com o vapor chega a eliminar até 99,9% dos microrganismos das superfícies. Amiga da natureza, a lavagem a vapor gera uma economia de 98% de água se comparada à limpeza convencional com água e sabão. Como o vapor é aplicado em alta temperatura (pode chegar a 180 oC), os resíduos são removidos com mais facilidade, minimizando o uso de produtos químicos, normalmente danosos ao meio ambiente.

Em Manaus

Em Manaus, os irmãos Márcio e Marcelo Azevedo estão implantando a primeira empresa de lavagem ecológica a vapor da cidade. A Fifty Vapor, localizada na avenida Codajás, 126-A, na Cachoeirinha, vai trabalhar com higienização automotiva e residencial.

Na parte automotiva, eles vão realizar lavagens detalhada de automóveis e motocicletas. Na residencial, os irmãos irão trabalhar com carpetes, vestuários de couro, pelúcia, sofás, entre outros.

Além da lavagem automotiva, na Fifty Vapor será possível realizar todos os serviços de uma estética automotiva, como polimento e vitrificação da pintura do veículo.

A empresa deve entrar em funcionamento em janeiro de 2023 e, até fevereiro ou março, já estarão atendendo em delivery também.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *