Quando o Rolls-Royce presidencial foi usado pela primeira vez?

Rolls-Royce Silver Wraith ano 1952 da Presidência da República do Brasil utilizado em datas comemorativas, tais como a posse do presidente.

O tradicional automóvel conversível que transporta presidentes da República foi usado pela primeira vez nas comemorações do Dia do Trabalho, em 1° de maio de 1953. O Rolls-Royce foi encomendado pelo o então presidente Getúlio Vargas na década de 1950, sendo fabricado na Inglaterra em 1953 e transportado de navio ao Rio de Janeiro. O modelo Silver Wraith é usado, há quase 70 anos, em ocasiões como posses presidenciais e eventos como o 7 de setembro — em que é celebrado a Independência do Brasil.

O veículo teria custado uma fortuna à época e a filha de Getúlio, Alzira Vargas do Amaral Peixoto, afirmava que o carro foi pago por amigos do ex-presidente. O automóvel tem a capacidade de transportar até 7 pessoas e passa por manutenção de uma a duas vezes ao ano.

Quem já foi transportado no Rolls-Royce presidencial?

Da rainha Elizabeth II, quando visitou o Brasil em 1968, passando pelo então presidente do Peru, general Manoel Odria, em 1953. Depois, o rei Balduíno da Bélgica e o presidente francês Charles de Gaulle. Outra personalidade que chegou a andar no tradicional automóvel foi o cosmonauta Iuri Gagarin, primeiro ser humano a viajar para o espaço.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *