Detram-Am adia exigência de novo dispositivo para caminhões e caçambas em Manaus

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) adiou a exigência de novo dispositivo visual e sonoro em caminhões e caçambas, em Manaus. A implantação do dispositivo busca reduzir risco de acidentes. A exigência passaria a valer a partir desta segunda-feira (27), mas aguarda nova data do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para entrar em vigor.

A instalação do dispositivo visual e sonoro em caçambas e caminhões está prevista na Resolução nº 859/2021, do Contran. De acordo com a norma, o sinal deverá ser instalado na cabine do veículo, e será acionado todas as vezes que o condutor ativar a marcha à ré. O dispositivo é um alerta para os demais motoristas e pessoas próximas ao veículo de carga pesada.

O documento também determina a implantação de um outro dispositivo, o que impede o acionamento involuntário da carroceria dos veículos, ou seja, com a instalação, a ativação será feita apenas com as mãos do motorista.

Na prática, esse outro dispositivo evitaria que o motorista transitasse com a carroceria suspensa, correndo o risco de atingir passarelas, fiação e outras estruturas.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *