Dentran que atende 6 municípios do AM já atendeu mais de 7 mil pessoas desde a inauguração

O Posto Avançado do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), localizado no município de Humaitá, funciona como polo para atender seis municípios da região sul do Amazonas e desde sua inauguração em junho de 2022, mais de 7 mil atendimentos, sendo 3.878 para os serviços de veículos e 3.536 para o de habilitação já foram realizados.

O local oferece serviços que antes só estavam disponíveis em Manaus, tais como emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), confecção de placas para automóveis e vistoria de veículos. Além disso, o espaço possui uma sala para a aplicação de provas de legislação, com o mesmo sistema eletrônico utilizado na capital.

Durante esses poucos meses de atuação, foram realizados 2.595 atendimentos oriundos de Apuí; 1.183 de Manicoré; 1.728 de Boca do Acre; 1.017 de Lábrea;185 de Pauini e, por fim, 121 atendimentos em Canutama.

Antes da inauguração do posto, mais da metade da frota de carros, naquele município, tinha emplacamento de Porto Velho (RO). Atualmente, o espaço de atendimento permite que os condutores possam registrar seus veículos em Humaitá, sem ter que recorrer ao estado de Rondônia. De acordo com os dados fornecidos pelo polo avançado, são feitos cerca de 150 emplacamentos por mês.

Com a legalização dos veículos no local, a arrecadação com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aumenta e, assim, torna-se um benefício para investir na melhoria da infraestrutura das ruas de Humaitá. Pela legislação estadual, 50% do imposto fica nos cofres do município e a outra metade no Estado.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *