Campanha ‘Maio Amarelo’ traz conscientização e reflexão sobre a segurança no trânsito

A campanha ‘Maio Amarelo’ foi aberta em Manaus e traz como tema “No Trânsito, Escolha a Vida”. A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), fez a abertura oficial do movimento na tarde desta quinta-feira, 4/5, no largo São Sebastião, Centro. Esteve presente no evento representantes de diversos parceiros que, juntos, trabalham para tornar o trânsito mais seguro. O movimento tem a intenção de alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

“O ‘Maio Amarelo’ deste ano tem o tema voltado para a vida. As pessoas não podem dirigir em alta velocidade, não podem beber e dirigir, essas são as duas maiores causas das mortes no trânsito. Nós chamamos a população, a sociedade, para, juntos, reduzirmos os acidentes e fazer um trânsito melhor e mais seguro”, disse o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique, que pediu a colaboração de todos para a redução dos acidentes nas vias de Manaus.

O tema deste ano aborda diversas responsabilidades no trânsito, tanto dos condutores quanto dos pedestres. O IMMU vai realizar mais de 30 ações envolvendo educação, fiscalização e engenharia de trânsito, que serão apresentadas em escolas, empresas privadas, órgãos públicos e atividades nas vias da cidade.

De acordo com o representante do Observatório Nacional de Trânsito no Amazonas, Haniere Mendonça, os órgãos municipal e estadual de trânsito trabalham, em parceria, para reduzir o número de mortes no trânsito, no entanto, a sociedade também deve colaborar.

“A população também precisa participar mais, precisa ajudar a manter o trânsito mais seguro. Toda a sociedade deve manter o respeito e a segurança. Motorista, pedestre, todos devem fazer sua parte”, disse Haniere.

Para o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran), Rodrigo de Sá, o mês de maio é um período em que todos devem estar envolvidos para a redução de acidentes e mortes nas vias.

“Diariamente, nós somos usuários do trânsito e diariamente morre gente no trânsito. É um mês de comemoração, mas também de alerta para que a gente chame a atenção da sociedade civil, para que as pessoas tenham um senso de responsabilidade no trânsito e que possamos conseguir a redução dos acidentes”, informou Rodrigo.

‘Maio Amarelo’

O ‘Maio Amarelo’ é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil com a intenção de debater propostas de segurança por um trânsito melhor. As atividades surgiram no dia 11 de maio de 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. A partir disso, o mês se tornou referência mundial para a realização das ações em todo o mundo. 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *