Detran-AM divulga plano de mobilidade urbana nas principais vias de Parintins durante Festival Folclórico

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) anunciou como funcionará o deslocamento de condutores e pedestres nas principais vias de Parintins, durante a 56ª edição do festival folclórico do município. O objetivo é melhorar a organização, educação, policiamento ostensivo e fiscalização do trânsito local, no período das festividades de Caprichoso e Garantido.

As ações do órgão contam com o suporte da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Empresa Municipal de Trânsito e Transportes de Parintins (EMTT Parintins).

Conforme o Detran-AM, diariamente estão ocorrendo patrulhamentos viários, fiscalizações de trânsito, controle de perímetros e controle de tráfego. De acordo com o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, a principal meta é manter a segurança tanto de pedestres quanto de veículos motorizados, bicicletas e triciclos.

“Queremos que o festival transcorra da melhor forma possível, assegurando a fluidez, o traslado das alegorias até o Bumbódromo, fechando perímetros e delimitando áreas. O importante é a segurança de todos e a preservação de vidas”, disse.

Segurança

O patrulhamento está sendo feito em diversas vias da zona norte da cidade, tais como rua Senador Álvaro Botelho Maia, rua Cordovil, avenida Jonatas, avenida Paes de Andrade, rua 14 de Maio, avenida Amazonas e rua Armando Prado. Já na zona sul de Parintins, as vias principais são: avenida das Nações Unidas, rua Fortaleza, rua Barreirinha, rua Antônio Meireles e estrada do Aninga.

Rodrigo ressaltou, também, que em paralelo ao trabalho de segurança viária, também estão sendo realizadas ações de conscientização. “A equipe da instituição está na cidade desde o dia 23 de junho, para conscientizar a população local e os turistas que irão desembarcar em Parintins. Estamos com estande no Turistódromo, com ações em vários pontos de grande fluxo, com a nossa equipe de Educação para orientar a todos. Contamos com o apoio da população para que possamos ter um trânsito seguro ao longo de toda a festa”, comentou, lembrando que o efetivo do Detran-AM, este ano, é de quase 80 pessoas.

Há, também, pontos de interdição no entorno do Bumbódromo, praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, Centro de Parintins, orla e porto da cidade, ponte Amazonino Mendes e avenida Barreirinha.

Na área do Porto de Parintins, por exemplo, a rua Viêira Júnior será destinada ao embarque e desembarque de pessoas e mercadorias nos veículos de passeio. Já o boulevard 14 de Maio será destinado à espera de caminhões.

Segundo o coordenador de Fiscalização do Detran-Amazonas, Arthur Cruz, foi realizado um grupo técnico de trabalho para que as rotas, desvios e bloqueios fossem criados para o período do festival. “Foram feitas visitas e reuniões para que essas rotas fossem definidas. Ressaltando que as interdições já ocorrem há anos no festival, mas agora com mais transparência e publicidade para que todos possam trafegar e criar suas rotas. A finalidade é fazer com que o público acesse os espaços culturais e tenha livre movimentação com rapidez”, explicou.

Já o diretor-presidente do EMTT Parintins, Ricardo Tupinambá Prestes Cohen, agradeceu a presença do Detran na cidade e de todo o efetivo. “Parintins precisava ter esse apoio da instituição. Desde 2017 estamos trabalhando direto com a população. Então, vai servir de exemplo para todos a presença do Detran, em Parintins, cobrando as situações que são de ordem nossa, e que já vínhamos cobrando e educando sempre”, finalizou ele.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *