Trava contra caloteiro: como novo dispositivo paralisa carro de devedores

Já é possível “travar” a ignição de um veículo por atraso no pagamento do respectivo financiamento e do aluguel. Essa tecnologia usa um dispositivo que nos Estados Unidos é conhecido como “caixa preta”, que se conecta à central de gerenciamento eletrônico do carro e é capaz de travar a respectiva ignição em caso de inadimplência.

Essa “trava” pode ser ativada inclusive com o carro em movimento. Nos EUA, o aparelho também tem função de rastreamento, que permite localizar o automóvel para eventual busca e apreensão pela instituição financeira.

Essa tecnologia também existe no Brasil. Aqui, ela atualmente é utilizada por locadoras e serviços de assinatura de automóveis, liberando o uso do veículo durante o período contratado – e impedindo sua utilização após esse prazo, caso o serviço não seja renovado.

De acordo com Paulo Henrique Andrade, CEO da Ituran Mob, hoje mais de 1,6 mil carros já utilizam a “trava” no Brasil e a expectativa é de que esse número chegue a “pelo menos” 3.000 unidades até o fim de 2023.

Dentre as clientes da empresa estão empresas como a 99, no gerenciamento do aluguel de veículos por motoristas parceiros do aplicativo de transporte.

Como funciona?

Não se trata apenas de impedir que um veículo alugado ou cedido em regime de assinatura seja conduzido na eventualidade de falta de pagamento

É um sistema de gestão de frotas que viabiliza, por meio de um aplicativo no celular, toda a experiência de alugar ou “assinar” a cessão de um veículo

kli

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *