Invasão chinesa: navio chega com mais de 2.700 carros elétricos

Eles estão chegando e com cada vez mais carros elétricos a bordo. A “frota do tesouro” da atual China singra, os mares com milhões de carros para o mundo e aqui, o próximo navio chega com mais de 2,7 mil veículos.

Na terça-feira (29), o navio ro-ro Green Kemi atraca no terminal portuário de Vila Velha, no Espírito Santo, onde desembarcará esse enorme lote de carros elétricos para serem distribuídos para diversos estados, em especial São Paulo.

Oriundo do porto de Taicang, na China, o Green Kemi partiu no dia 18 de julho, sendo parte da frota da nova “frota verde” da companhia China Ocean Shipping Company (Cosco) com 45 navios na rota entre os dois países sem escalas para transporte de veículos, especialmente de carros elétricos.

Em seus 225 m de comprimento e 33 m de boca (largura), o Green Kemi traz um lote de apenas dois fabricantes, sendo eles BYD e GWM, tendo um deslocamento máximo de 68 mil toneladas.

Tal como os carros que transporta, o Green Kemi tem menor impacto ambiental por emitir menos CO2 que os demais navios transportadores de carros, reduzindo assim a pegada de carbono.

Para quem aguarda na fila por seu carro elétrico chinês, a chegada do Green Kemi apenas ameniza a demanda que existe no país, sendo que apenas o BYD Dolphin já tem mais de 4 mil unidades encomendadas aqui.

Segundo a Câmara de Comércio Brasil-China, no primeiro semestre entraram nada menos que 8 mil carros chineses no país, número que deve aumentar com o “efeito Dolphin”, que fez reduzir todos os preços dos concorrentes, igualmente chineses, assim como ditou o valor do ORA 03 que acaba de chegar.

Com a queda nos preços dos carros elétricos diante da nova realidade do câmbio e da concorrência, a tendência é que mais volumes de carros elétricos chineses cheguem para dominar o mercado. Será a tão ‘temida’ (e nunca de fato confirmada) invasão chinesa?

Com infomrações da Tribuna Online

kli

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *