Volvo vai parar de fabricar carros a diesel a partir de 2024

A Volvo já havia dito que só fabricaria carros elétricos a partir de 2030, ou seja, uma hora ou outra o fim dos modelos a combustão seria anunciado. E esse momento chegou: a fabricante sueca vai fazer o seu último motor a diesel da história nos próximos meses.

Quando isso acontecer, a marca será a primeira a tomar a medida e certamente será seguida por outras. Mas ser pioneira é importante para a Volvo, que diz não ter gastado um centavo em desenvolvimento em motores a combustão desde que vendeu sua participação na Aurobay, empresa responsável por essa área, no final de 2022.

“Estamos totalmente focados na criação de um amplo portfólio de carros premium totalmente elétricos que cumpram tudo o que os nossos clientes esperam”, disse o CEO da Volvo, Jim Rowan, em comunicado da empresa.

Para tomar essa decisão, a Volvo aponta os números de vendas e diz que sua maior fatia até 2019 era de carros movidos a diesel. Em 2023, a tendência foi invertida e agora a maior parte das vendas é formada por carros elétricos e híbridos plug-in, segundo a empresa.

Clientes da Volvo no Brasil, aliás, não têm opções que não sejam eletrificadas. Ao entrar em uma concessionária da marca, o comprador vai encontrar o EX30, por exemplo, que é SUV elétrico que foi lançado recentemente por R$ 219.950. Esse modelo já teve 1.000 unidades vendidas em apenas cinco dias.

Além dele, há o Volvo C40 e XC40, que são elétricos. Há também o XC60 e o XC90, estes híbridos plug-in, que usam um motor a gasolina e outro elétrico movido a bateria que pode ser recarregada em estações de carregamento.

kli

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *