Exploração sustentável de potássio em Autazes é repercutida pelo Deputado Delegado Péricles na Aleam

“O acordo com os povos originários foi o passo mais importante para a exploração de potássio em Autazes, porque eles entenderam e aprovaram a exploração do minério que irá trazer mais desenvolvimento para o Amazonas”, declarou o deputado Delegado Péricles (PL) durante sessão plenária desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O parlamentar participou na segunda-feira (25), do encontro com o governador Wilson Lima (UB) e lideranças indígenas da etnia Mura, que vivem em Autazes, para tratar do tema.

Da tribuna, o parlamentar lembrou que a exploração de potássio no Amazonas era uma das causas defendidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que defendia a exploração do minério de forma sustentável, inteligente e racional. Péricles destacou que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) estaria fazendo um estudo para transformar aquela localidade em área de reserva indígena o que impossibilita a exploração do potássio, caso aconteça.

“Não podemos aceitar que a Funai faça isso, principalmente depois da caminhada de muitos parlamentares, incluindo a bancada federal do Amazonas, para que essa exploração de potássio de forma sustentável no Estado seja uma realidade. Em breve nós teremos 20% do consumo de potássio do país, trazendo o desenvolvimento para o Amazonas. Para se ter uma ideia, só com a instalação da empresa em Autazes serão gerados 2.600 empregos diretos”, destacou.

Péricles também lembrou do trabalho realizado pelo senador Plínio Valério (PSDB), que está à frente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, no Senado Federal, que tem o papel de mostrar ao Brasil o outro lado da versão apresentada por essas organizações sobre a demarcação de terras no país.

“Estamos vendo na CPI das ONGs, muito bem presidida pelo nosso senador Plínio Valério, que muitas Organizações Não Governamentais recebem milhões que não chegam para os nossos indígenas, para os nossos ribeirinhos, para nossos cidadãos amazonenses”, completou o parlamentar.

kli

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *