Com vendas em alta, Amazonas teve 6 mil novos veículos emplacados em setembro

Em setembro, 6.358 novos veículos ganharam as ruas do Amazonas. Os novos emplacamentos superam o volume de vendas do ano passado, mas apresentaram uma baixa em relação a agosto deste ano. As motocicletas lideram no período.

Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que faz o levantamento mensal de emplacamentos e de transação de veículos usados no país.

De acordo com a entidade, em setembro, houve o emplacamento de 6.358 veículos no Amazonas. As motos são os veículos mais emplacados no estado, com 4.215 emplacamentos em setembro de 2023.

Na comparação com agosto, o mercado de vendas de veículos novos no estado sentiu uma retração. Mas no acumulado do ano, o setor goza de crescimento de 16,14%.

De janeiro até setembro de 2023, o Amazonas já emplacou 55.568 novos veículos. Nos nove primeiros meses de 2022, o segmento contabilizava 47.845 saídos das concessionárias.

No Brasil

Os emplacamentos de veículos, em setembro, tiveram queda de 5,4%, na comparação com agosto. Já em relação ao mesmo mês de 2022, houve alta de quase 4,8%. Com isso, no acumulado ano, considerando janeiro a setembro, o setor registra crescimento de 12,5%, com quase todos os segmentos, à exceção de caminhões, apresentando resultado positivo sobre o acumulado do ano passado, ainda que desacelerando sobre o resultado acumulado em agosto.

“Apesar da queda em setembro, justificada pelo número menor de dias úteis, de maneira geral, o mercado demonstrou recuperação nas vendas diárias em relação a agosto. No entanto, os desafios do setor automotivo permanecem, com o crédito restrito e a diminuição do poder de compra da população ainda dificultando o acesso das pessoas a veículos novos”.Andreta Jr., Presidente da Fenabrave

Segundo dados da entidade, a média de emplacamentos diários de automóveis e comerciais leves foi de 8.560 unidades, em agosto, contra 9.372 unidades em setembro, num aumento de quase 9,5% de um mês para o outro. 

Projeções 2023

Considerando os últimos acontecimentos e ajustes do mercado, a Fenabrave revisou as perspectivas dos segmentos automotivos para 2023. O setor em geral deverá crescer 11,2% contra os 3,3% inicialmente previstos, muito em função do excelente momento vivido por motocicleta

kli

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *