Toyota atinge marca histórica de 300 milhões de carros produzidos

Ela é uma das montadoras globais mais reconhecidas pelos seus modelos, mas a Toyota atingiu seu ápice em 2023. Foi no segundo semestre deste ano que a montadora japonesa alcançou a marca de 300 milhões de veículos produzidos, tanto em seu país natal, Japão quanto nas fábricas ao redor do mundo.

Surpreendentemente, a Toyota tinha outro nome e produzia outro produto totalmente diferente dos carros. A fabricante surgiu em 1926 e era responsável por produzir teares automáticos. Só que em agosto de 1935, tudo mudou quando a primeira caminhonete, batizada de G1 passou a ser produzida. Desde então, a Toyoda Automatic Loom Works se tornou um dos ramos da marca, enquanto a Toyota Motor Corporation virou a montadora que conhecemos hoje.

Com mais de 88 anos de atuação, a Toyota possui diversas fábricas espalhadas pelo mundo. Contudo, somente em 2023 foi que a fabricante japonesa bateu a marca de 300 milhões de veículos produzidos. Segundo os próprios executivos, cerca de 180 milhões de automóveis foram montados no Japão e os outros 120 milhões, saíram de diversas plantas em todo o mundo.

Corolla é o Toyota mais popular de todos

A fabricante japonesa é reconhecida por atuar em diversos segmentos diferentes. No Brasil, ela já teve modelos compactos, como o Etios. Depois, veio seu substituto e mais sofisticado, o Yaris. Entretanto, de todos os Toyota à venda no mundo, o sedã médio Corolla é quem detém o maior sucesso. Com mais de 50 anos de mercado e diversas gerações, o sedã detém a marca de 53,3 milhões de unidades fabricadas no mundo.

Já em 2022 a Toyota tinha motivos para comemorar. Ano passado, ela foi pela terceira vez consecutiva a montadora mais vendida no mundo. E detalhe, a fabricante tinha marcado 10,5 milhões de vendas concretizadas. De acordo com a empresa JATO Dynamic, até aquele momento, o SUV RAV4 era um dos carros mais populares da marca. Para 2024, haverão muitas novidades, entre elas o lançamento do SUV compacto Yaris Cross, o qual terá produção no Brasil, no interior de São Paulo.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *