Recém-nascidos no IMDL são tratados em aparelhos de fototerapia novos adquiridos com verbas do deputado Péricles

Bebês que nascem afetados pela icterícia neonatal no Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL) agora podem realizar tratamento conhecido como “banho de luz”, em aparelhos de fototerapia novos, frutos de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Péricles (PL). O instituto foi contemplado com recursos do deputado para compra de equipamentos visando proporcionar melhor atendimento às mulheres e aos recém-nascidos na unidade de saúde.

Ao todo, para o Instituto da Mulher Dona Lindu, o parlamentar destinou o valor de R$ 150 mil, que foi possível adquirir, além de aparelhos de fototerapia refletiva e reversa, microcomputadores, balanças pediátricas, cadeiras e longarinas, e aparelhos cardiotocógrafo que não possuía na maternidade há mais de quatro anos.

Para o deputado, além da atribuição como parlamentar que é de fiscalizar, também é preciso buscar soluções para amenizar os problemas enfrentados na saúde.

“Além de fiscalizar, também buscamos levar soluções, e uma delas é atender o mínimo das necessidades de unidades de saúde, e eu tento fazer minha parte. É muito satisfatório poder contribuir com melhorias a uma unidade que atende mulheres e bebês, como o Instituto da Mulher Dona Lindu”, declarou o deputado, que desde seu primeiro mandato vêm trabalhando em prol de melhorias na saúde do Amazonas.

Fototerapia neonatal

Fototerapia neonatal ou banho de luz é um tipo de terapia com luz que é usada para tratar a icterícia em recém-nascidos, que é uma coloração amarelada da pele e do branco dos olhos causada pelo excesso de uma substância amarela chamada bilirrubina. A luz azul incidindo sobre a pele ajuda a decompor a bilirrubina.

Em princípio, a icterícia em recém-nascido é controlada e, se tratada, a criança leva uma vida normal, mas a falta de tratamento poderá causar uma doença neurológica grave, chamada Kernicterus.

kli

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *