Queda no preço dos carros usados deixa o IPVA mais barato em 2024

Quem tem um carro, uma moto, algum veículo que exija pagamento de IPVA, vai gastar um pouco menos em 2024.

O advogado Márcio Vieira procurava um carro econômico usado. Ele pagou R$ 32,4 mil por um modelo 2014. Meses atrás, chegou a ver o mesmo modelo por R$ 40 mil.

“Pesquisei em várias agências, vários lugares, e me parece que vem caindo os preços realmente. E até encontrar essa belezura que aqui está, um preço bem camarada, acessível”, conta.

Os preços dos carros usados caíram 4,74% em 12 meses. Essa redução tem impacto direto no imposto sobre veículos automotores. O IPVA é calculado com base na tabela Fipe, que usa o mercado de automóveis como referência. Os estados aplicam alíquotas diferentes.

No Rio de Janeiro, em 2024, o IPVA vai ficar, em média, 4,39% mais barato, depois de subir 9,5% em 2023. Em São Paulo, a redução é de 4,1% após o aumento de mais 10% em 2023.

É um alívio nas contas do início do ano, com efeito em outras despesas que pesam no bolso do consumidor.

“Logicamente que essa redução de preços também vai gerar outros benefícios. Por exemplo, quando você for fazer a renovação do seu seguro. Provavelmente, dependendo de cada veículo, você pode ter uma apólice um pouco mais em conta do que você teve no ano de 2023”, diz o economista Rafael Galante.

O mercado de veículos está se recuperando depois dos anos difíceis da pandemia. Com a maior oferta de carros novos, os preços dos usados vêm caindo nos últimos meses. Em um shopping, a maioria dos veículos é vendida, hoje, abaixo da tabela Fipe. O pagamento do IPVA muitas vezes entra na negociação e, se o imposto diminuiu, fica mais fácil barganhar.
kli

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *